Outros Serviços

Prontuário de Instalações Elétricas - PIE (NR10)

Empresas com carga superior a 75kw devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, além de esquema unifilar atualizado das instalações bem como demais documentações conforme item 10.2.3 e 10.2.4 a, b, c, d, e, f e g.

O PIE é um documento que reuni em conjunto, procedimentos, inspeções, instruções técnicas e administrativas bem como todos os documentos exigidos pela NR10. Todos os documentos técnicos previstos no PIE devem ser elaborados por profissional legalmente habilitado.





Laudo técnico das instalações elétricas - LTIE (NR10)

O laudo técnico das instalações elétricas ou relatório técnico das instalações elétricas é um dos componentes do prontuário das instalações elétricas (PIE) previsto na NR 10, ele apresenta a situação atual na qual se encontra as instalações elétricas seguindo as diretrizes da NBR 5410, NBR14039 e NR10.

Através da medição das grandezas elétricas, inspeção visual, detecção de problemas nos painéis e quadros de distribuição de energia elétrica, e possível aferir sua conformidade com as normas técnicas aplicáveis e propor soluções técnicas para os problemas encontrados.



Laudo de Aterramento (NR10)

De acordo com a normativa NR10 item “10.2.4” b as empresas devem constituir e manter documentação das inspeções e medições do sistema de aterramento. O laudo de aterramento conforme respectiva norma propõe avaliar e certificar a qualidade e eficiência do sistema de aterramento, bem como orientar possíveis correções para melhor eficácia do sistema.

Em algumas situações é exigido laudo de aterramento para instalações de cabines primárias, transformadores, subestações, padrões de energia, telecomunicações, sistemas de Data Center, torres de alta tensão entre outros.

A fundamentação legal dessas e outras obrigações da Normativa 10 está prevista nos arts. 179 e 181 da CLT.



Laudo de Para Raio - SPDA (Conforme NR10 e ABNT 5419/2015)

Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), popularmente chamado de pára-raios é uma exigência do Corpo de Bombeiros, regulamentada pela ABNT segundo a Norma NBR 5419/2015, e tem como objetivo evitar e/ou minimizar o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas, que podem ocasionar incêndios, explosões, danos materiais e, até mesmo, risco à vida de pessoas e animais.

As instalações que possuem SPDA devem manter documentação atualizada da inspeção desse sistema conforme item 10.2.3 e 10.2.4 b da NR10 assinado por profissional habilitado, do mesmo modo garantir o perfeito funcionamento do sistema realizando correções e ou reparos.



Laudo de danos elétricos constatados em equipamentos (Seguradoras e CPFL)

É cada vez mais freqüente a ocorrer à queima de equipamentos elétricos devido a descargas atmosféricas, queda de energia, sobrecargas, mau dimensionamento de cabos ou ainda a falta de uma das fases de energia.

Devido a isso é importante optar por uma seguradora de confiança que tenha a modalidade de sinistros ou panes elétricas para que nesses casos, seja acionado o seguro e ressarcido de eventuais prejuízos.

Contudo para que seja feito o ressarcimento por parte da seguradora é necessário a apresentação de um laudo assinado por profissional habilitado que justifique e comprove o motivo que o equipamento foi danificado.



Laudo de instalação do grupo moto gerador - AVCB (Atestado de Abrangência “Anexo P”)

Entre os diversos documentos que o Corpo de Bombeiros exige para aprovação do AVCB, um deles é solicitado quando há a utilização de geradores no espaço a ser vistoriado. O Atestado de Abrangência do Grupo Moto Gerador é emitido quando ocorre a instalação desse tipo de equipamento e só pode ser emitido por profissional legalmente Habilitado.


Inspeção das instalações elétricas - AVCB (Anexo R e IT 41/2010)

Quando é solicitada a vistoria para obtenção de AVCB junto ao Corpo de Bombeiros, é exigido para aprovação um atestado de conformidade da instalação elétrica, laudo que certifica a integridade das instalações elétricas conhecido também por ANEXO R amparado na IT41 CBPMESP. O atestado só pode ser emitido por profissional legalmente Habilitado.


Atestado de Brigada de Incêndio - AVCB (Anexo J)

Nos casos em que é necessário brigadista no local ou evento, o Corpo de Bombeiros exige para liberação do AVCB o atestado de brigada de incêndio que comprova que as pessoas relacionadas estão capacitadas para essa atividade. Conhecido também por ANEXO J o atestado está amparado na IT17 CBPMESP. O atestado só pode ser emitido por profissional legalmente Habilitado.



Laudo de Termografia

Em tempos de apagões e altas freqüentes na tarifa, todos os esforços estão concentrados na economia de energia. Nesse sentido, a tecnologia é um grande aliado. A termográfia hoje é a técnica que estende a visão humana através do espectro infravermelho e tem um papel muito importante na área de manutenção preditiva.

Através da sua utilização, é possível eliminar muitos problemas de produção, evitando falhas elétricas, mecânica e fadiga de materiais. A termográfia surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando os alemães desenvolveram um sistema de visão noturna, utilizando sensores infravermelhos de calor para detectar tropas inimigas.

Hoje esta tecnologia está disponível para outros fins. Com uma câmara termográfica, especialistas analisam quadros energia, motores, geradores, aparelhos de ar-condicionado, ou simples fios elétricos. O resultado é um diagnóstico preventivo que mostra falhas no sistema elétrico, como perdas de energia e riscos de incêndio. Treinamento



NR10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade (Curso Básico)

Treinamento voltado a cumprir a Normativa no que tange os itens 10.6.1 e 10.8 da NR10, com a finalidade de capacitar os profissionais que trabalhem em instalações elétricas e ou serviços com eletricidade. O treinamento tem carga horária de 40h.



NR10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade (Reciclagem)

Treinamento dirigido ao profissional que tenha realizado o Curso Básico em um período de 2 (dois) anos, proveniente de mudança de cargo ou função, volta de afastamento ou mudanças significativas nas instalações elétricas conforme item 10.8.8.2 da NR.



NR10 - Segurança no sistema elétrico de potência (Curso Complementar)

Treinamento direcionado a profissionais que atuem diretamente em instalações elétricas energizadas com alta tensão, ou ainda que exerçam suas atividades dentro dos limites estabelecidos como zonas controlados e de risco de maneira a capacitar e cumprir o que se refere ao item 10.7.2 da Normativa 10. O treinamento tem carga horária de 40h.


Faça sua Inscrição